sexta-feira, 25 de março de 2011

COMITIVA DEFENDE MAIS UNIVERSIDADES

O deputado federal Claudio Puty (PT-PA) participou de audiência no Ministério da Educação (MEC) junto com parlamentares, prefeitos e líderanças paraenses. A intenção é agilizar a implantação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A comitiva também pediu a criação de dois novos campi para a UFPA: um em Ananindeua e outro em Salinas.

Para o deputado, a reivindicação dos representantes paraenses é a demonstração da vontade política de um crescimento adequado para o estado.

Ministro da Educação, Fernando Haddad garantiu: “Com certeza encaminharei o pedido para a presidente Dilma Rousseff. É tempo de discussão do Plano Plurianual, ou seja, hora de calibrar e reajustar os instrumentos de desenvolvimento do país”. 

O secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Claudio Costa, assegurou que a Unifesspa será implantada em breve.

“Há uma carência muito grande de vagas no ensino público superior no Norte do Brasil e principalmente no Pará”, avaliou o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson Maneschy. “Além disso, a população do estado é bem distribuída, o que também exige um número ainda maior de unidades de ensino. Hoje, estamos buscando agilidade para a implantação da Universidade do Sul e Sudeste, mas sabemos que outras áreas como o arquipélago de Marajó também têm urgência em mudar seus índices de desenvolvimento humano por meio de investimentos na educação”.

“Estamos dispostos até a construir a estrutura física da universidade. Já fechamos parceria com a Vale”, afirmou Leonidas Mendes Filho, secretário de Planejamento de Parauapebas.

Além de requerimento pedindo agilidadade na implantação da Unifesspa, o mandato já propos a criação de duas novas universidades: uma no Marajó, outra na região Tocantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário