sexta-feira, 1 de abril de 2011
CRESCE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Durante o encontro, o bispo tomou ciência do trabalho de Claudio Puty para a instalação de uma CPI do Trabalho Escravo e afirmou que dará apoio a este projeto também. “Conversarei com parlamentares para que assinem a aprovação desta CPI”, afirmou Dom Dimas.
“A CPI do Trabalho Escravo é um instrumento de mobilização do Congresso Nacional, para que se aprove rapidamente a PEC que trata deste tema”, explica Puty. “Não podemos mais tolerar esse desrespeito aos direitos humanos, que tem implicações criminais, econômicas e previdenciárias”.
A PEC do Trabalho Escravo tramita há oito anos no Congresso e já foi aprovada em primeiro turno. Marco Maia disse que avi “trabalhar no sentido de viabilizar a votação da PEC e de todas as medidas que ajudem a erradicar essa prática no País".
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que 33 mil trabalhadores foram resgatados dessa situação nos últimos oito anos.
A POLÍTICA ECONÔMICA DE DILMA

Puty lembrou que, em 2009, o mundo viveu a maior crise econômica desde 1929, mas as medidas fiscais e monetárias adotadas pelo governo Lula evitaram uma crise profunda no país e promoveram a saída rápida da recessão, além de levar o Brasil a crescer 7,5% (um dos melhores desempenhos em 40 anos).
Ele destacou ainda a recente inflação de commodities agrícolas no mundo que começou a pressionar preços também no Brasil, mas que encontrou o governo pronto para agir decisivamente tanto na área econômica quanto social, a exemplo do aumento em 45% do valor do Bolsa Família, garantido por Dilma.
O parlamentar defendeu que o orçamento deste ano é significativamente superior ao do ano passado, mesmo com os cortes previstos, e que o desempenho da economia até o momento é muito bom. Citou ainda que a massa salarial e a arrecadação federal cresceram em fevereiro; e o emprego apresentou o melhor índice para o mês desde o início da série histórica em 2002.
Leia todo o artigo: www.claudioputy.blogspot.com
COMUNIDADE DE BENEVIDES EM REINTEGRAÇÃO

A Vara Agrária de Castanhal chegou a garantir a permanência dos agricultores na área, levando em conta a boa destinação dada ao terreno pela comunidade, mas recentemente houve o retrocesso. A expectativa das famílias agora é de, pelo menos, não perder sua produção e demais benfeitorias, que ficarão sob responsabilidade de uma das autoras do processo.
Leia mais: www.claudioputy.blogspot.com
PLANEJAMENTO XINGU

Edinaldo Rodrigues Cardoso resume que a militância reafirmou o valor da formação política; da sua atuação em diferentes áreas sociais, especialmente as que são ligadas ao desenvolvimento sustentável; de se traçar estratégias para as próximas eleições em vários municípios da região; e de participação nos processos de organização de conferências nacionais. Também foi definido um pré-calendário de atividades para este ano.
MOTOTAXISTAS ORGANIZADOS

Presidente do sindicato estadual (Sindmapa), José Ribamar lembra que a recente regulamentação da atividade, apoiada pela ex-governadora Ana Júlia (PT) e por parlamentares, como o vereador Marquinho (PT), de Belém, coloca na legalidade cerca de 2 mil mototaxistas só na capital e define seus direitos e deveres. No Pará, estima-se que sejam 75 mil trabalhadores, de 2,5 milhões em todo país. “Somos trabalhadores, pais de família, e nos organizamos na luta por nossa qualificação e melhor atendimento da população. Quem estiver agindo incorretamente, que seja punido, mas é muita irresponsabilidade o Nonato [Raimundo Nonato Silva, presidente da Fedemmopa] dizer que 60% dos mototaxistas da Região Metropolitana trabalham para o tráfico de drogas. Ele denigre a imagem de trabalhadores, mas nem sindicato com carta sindical filiada essa federação que ele preside tem”, critica Alemão, como é mais conhecido.
Assinar:
Postagens (Atom)